terça-feira, 15 de novembro de 2011

Método Hahnemanniano

Olá, queridos visitantes, espero que vocês estejam tão ansiosos quanto eu por se aprofundar nas técnicas de preparo dos medicamentos homeopáticos! Depois de conhecer como funcionam as escalas decimal, centesimal e cinquenta milesimal, chegou a hora de vocês se inteirarem de um dos métodos mais tradicionais e antigos de preparo dos remédios homeopáticos: o método Hahnemanniano.
O método Hahnemanniano é uma técnica simples, porém, demorada e trabalhosa para preparo de medicamentos homeopáticos. Segundo ela, um medicamento pode ser dinamizado em infinitas potências diferentes a depender do tempo disponível. Além disso, ela possibilita melhor exatidão matemática nas preparações medicamentosas.
O método Hahnemanniano pode ser subdividido em duas técnicas para preparo de medicamentos: método dos frascos múltiplos (método clássico) e método de trituração. 
Ø    Método clássico ou dos frascos múltiplos:
                                      
Esse método é utilizado na "preparação de formas farmacêuticas a partir de tinturas-mães e drogas solúveis" (trecho retirado de: http://reginagorni.sites.uol.com.br/metodos.htm), tendo como base para a diluição as escalas centesimal ou milesimal. Ele preconiza que cada dinamização deve ser realizada num frasco adequadamente limpo, seco, com rolha esmerilhada e com capacidade equivalente a 2 ou 3 vezes o volume da solução a ser sucussionada (para permitir elevada amplitude de agitação durante as sucussões). Sendo assim, o número de frascos a serem utilizados depende da quantidade de dinamizações almejadas. Para uma maior organização do procedimento, é aconselhável marcar previamente cada frasco com o número da dinamização a ele correspondente.
No frasco destinado à primeira dinamização centesimal (C 1), deposita-se uma parte da tintura mãe da droga ("resultante de ação extrativa, por contato prolongado, do veículo alcoólico sobre o fármaco vegetal ou animal" - trecho retirado de: www.farmaceuticogaucho.pro.br/homeopaticos.doc) e 99 partes de água bidestilada, desmineralizada ou álcool. Realiza-se, então, um processo manual de 100 sucussões, ao fim do qual estará concluída a primeira dinamização centesimal. Em seguida, uma parte da preparação é transferida ao segundo frasco da série (C 2), no qual se acrescentam 99 partes de solvente. Novamente, após 100 sucussões, ter-se-á outra dinamização centesimal. A série de diluição-sucussão prossegue até se alcançar a dinamização almejada. Para conservação em estoque, contudo, é necessário que, nas últimas diluições, empregue-se álcool 70º. "Os medicamentos produzidos por meio da escala centesimal (C) e do método hahnemanniano (H) são chamados de CH" (trecho retirado de, com adaptações: http://sites.mpc.com.br/bvshomeopatia/saladeleitura/texto6preparomedicamentoshomeopaticos.htm).



Outras regras devem ainda ser seguidas no preparo dos medicamentos:
- amplitude mínima de 90º durante a sucussão;
-emprego de superfícies elásticas capazes de receber o impacto resultante da sucussão;
Atualmente, o método de preparo dos medicamentos evoluiu bastante em relação à época de Hahneman. Máquinas foram inventadas, permitindo a realização das sucussões mecanicamente. Diante de tanta tecnologia, é preciso se certificar, porém, de que a máquina esteja realizando o procedimento tal qual uma pessoa o faria, com a mesma amplitude e força. Caso contrário, a potência do remédio pode ser alterada.
Ø Método de trituração
Também chamada de dinamização sólida, a trituração foi desenvolvida para preparar formas farmacêuticas derivadas na escala decimal e centesimal a partir de drogas insolúveis. Ela tem o intuito de "despertar a atividade dinâmica de substâncias insolúveis (líquidas ou sólidas)" (trecho retirado de, com adaptações: http://reginagorni.sites.uol.com.br/metodos.htm), desagregando suas moléculas pela força do atrito e utilizando a lactose como insumo inerte. Esse método também pode ser empregado na escala Cinqüenta milesimal (LM).
Caso se opte pela escala decimal, dever-se-á utilizar uma porção do princípio ativo para 9 de lactose. Em seguida, a lactose tem de ser dividida equitativamente em três porções. A primeira é colocada num gral com capacidade para 250g e triturada por 2 minutos, para obstruir os poros da porcelana. Acrescenta-se, então, a droga, misturando-a bem na lactose com o auxílio de uma espátula. Tritura-se o conjunto com força por 6 minutos, raspa-se o triturado por 4 minutos, homogeneizando-o, e o tritura por mais 6 minutos. Depois, raspa-se novamente o triturado por 4 minutos para só então acrescentar a segunda porção da lactose.
O procedimento se repete e depois se acrescenta a terceira porção de lactose. Fazendo com ela o mesmo que havia sido feito anteriormente com a primeira e com a segunda porções, obter-se-á, ao final do processo, a primeira trituração decimal. O procedimento deverá, então, ser repetido até 6DH.

Referências:                                              

http://www.homeoesp.org/art_homeo_0160.html -  acesso em 06/10/2011 às 00:02
http://reginagorni.sites.uol.com.br/metodos.htm  - acesso em  05/10/2011 às 23:20
Google Imagens

Por: Bárbara Fernandes Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário